O que é um Domínio

O que é um Domínio?

O domínio é a sua identificação e o nome que lhe da acesso ao seu site!

Um domínio é um nome de fácil memorização e que serve para localizar e identificar computadores na Internet. Quando se visita um sítio web ou se envia um e-mail, o nosso computador precisa de saber a localização do servidor em que a página ou a caixa de e-mail de destino se encontram armazenados para nos poder mostrar a informação que desejamos ver (o conteúdo da página ou o relatório de entrega do e-mail). A informação da localização destes servidores está noutro servidor (chamado servidor de nomes) que assegura a indicação do endereço certo para a entrega dos pedidos enviados pelo nosso computador para a Internet. Essa tarefa é operada através da conversão do nome de domínio indicado pelo nosso computador (ex: www.xtronica.pt) num endereço IP, que identifica a localização dos computadores na Internet.
O conceito de domínio O conceito de domínio foi criado com o objetivo de facilitar a memorização dos endereços de computadores na Internet. Imagine ter que memorizar um número como 193.136.2.193 (endereço IP) e inseri-lo na barra de navegação para poder consultar o sítio do DNS e depois ainda decorar várias outras sequências de números de sítios que utilize regularmente. Seria uma tarefa bastante difícil e a Web certamente não teria o sucesso que tem hoje. Escrever xtronica.pt ou google.com torna-se bastante intuitivo e fácil de memorizar.
Domínio não é alojamento Muitas vezes confunde-se o conceito de domínio com alojamento.
No entanto são realidades diferentes. O alojamento de um site web é efetuado num servidor próprio (servidor web ou HTTP) onde se armazenam os conteúdos desse site e se disponibilizam esses mesmos conteúdos aos computadores que os requisitarem, através de um protocolo de comunicação específico, o protocolo HTTP. Este processo é independente dos nomes de domínio e o acesso aos conteúdos pode ser efetuado indicando apenas o endereço IP deste servidor web. Como o endereço IP é difícil de memorizar, o sistema de nomes de domínio permite atribuir um nome a esse endereço IP, serviço este que é fornecido por um servidor de nomes. Mas o serviço de resolução de nomes de domínio não é utilizado apenas para o acesso a sites web. A sua utilização é tão vasta como a inúmera quantidade de serviços presentes na Internet, nomeadamente, e-mail, messaging, peer-to-peer, video-difusão,iptv.etc,etc.

Esta resposta foi útil?

Artigos Relacionados

DNS

O Sistema de Nomes de Domínio, mais conhecido pela nomenclatura em Inglês Domain Name System...